Tudo sobre criação de gado de corte

 

raça de gado

 

Atualmente, o gado é criado em diferentes sistemas, com base na filosofia da agricultura convencional e orgânica, e de acordo com a fertilidade do solo e da área de produção, a criação de gado senepol é intensiva ou extensa. No entanto, as características comuns desses sistemas devem sempre ser qualidade e segurança alimentar, eficiência econômica adequada, proteção ambiental, ética e bem-estar animal.

O Instituto de Pesquisa para Pecuária Senepol organizou dentro do projeto política agrícola comum em criação de gado de corte com relação a seminários profissionais de segurança alimentar e bem-estar animal sobre o tópico Gerenciamento, bem-estar, economia, nutrição e produção de ração na criação de gado de corte.

Palestras sobre técnicas de manejo e melhoramento de rebanhos durante o ano reprodutivo, o potencial de crescimento das raças de carne e os efeitos sobre a qualidade da carne e o rendimento de carcaça, questões de saúde em bovinos de corte, estabelecimento e tratamento de pastagens, produção e conservação de alimentos, mas também a economia de engorda de bovinos de corte.

Ambiente externo e animais

O bem-estar dos animais é formado pela relação entre o animal e o ambiente externo. O modo de criação pode afetar negativamente o comportamento dos animais, devido à ocorrência de desvios do curso, duração e frequência do modo natural de comportamento, devido à sua ausência de distúrbios comportamentais.

Do ponto de vista fisiológico, pode haver alterações na respiração e nos batimentos cardíacos, alterações na pressão sanguínea, digestão e reprodução. Os indicadores patológicos são doenças relacionadas à reprodução, lesões e perda de animais. Ao se comportarem, os animais respondem às condições ambientais. Condições insatisfatórias a longo prazo do ambiente externo causam estresse aos animais, produtividade reduzida, doença, lesão ou morte e perda econômica do criador.

Nutrição e qualidade da carne

A qualidade da carne bovina que chega aos consumidores é influenciada em parte por processos tecnológicos após o abate de animais, bem como por influências durante a criação e engorda. Uma das influências não-genéticas mais importantes é o sistema de engorda de gado.

Os resultados do experimento de engorda no Instituto de Pesquisa para Pecuária, sro, Rapotín, mostraram que os animais extensamente engordados têm carne com menor teor de matéria seca do que os animais intensamente engordados. O teor de gordura na carne é menor, o teor de proteína é maior e eles também têm um teor maior de cinzas na carne. A área da seção transversal e o tamanho da fibra do gado extensamente engordado são mais baixos, a carne tem um pH mais baixo e é mais escura. A carne de touros extensivamente engordados tem um valor mais alto para a força da WB necessária para morder a amostra de lombo cozido e também amadurece mais lentamente e não atinge valores que podem ser considerados adequados para o consumidor mesmo após um mês de maturação.

Fatores genéticos

A qualidade da carne bovina e a composição da JUT (carcaça) são influenciadas pelos efeitos sinérgicos das influências genéticas e ambientais. Os genéticos incluem, por exemplo, a influência dos pais, a base genética (raça) e, no nível molecular, vários genes candidatos - marcadores.

Economia da engorda

raça de gado

As raças predominantes de touros para abate foram Holstein e Checa. O peso dos touros, quando parados, era de cerca de 170-180 kg e, quando retirados do armazenamento, 590 kg. O ganho de peso em bezerros até seis meses de idade foi em média de 0,743 a 0,798 kg por dia; em touros de engorda, foi de 0,849 a 928 kg por dia. O tempo de engorda foi, dependendo da eficiência, de 472 a 494 dias.

No caso da criação de bezerros, especialmente nos últimos dois anos, os custos totais cresceram mais rapidamente que a produtividade, o que se refletiu no crescimento dos custos unitários dos touros de engorda. O aumento nos custos foi mais significativo devido ao aumento nos custos de alimentação e, como eles representam cerca de 53% da estrutura total de custos de engorda de gado, é clara a alta sensibilidade do setor para alimentar as flutuações de preços ao produtor de grãos.